segunda-feira, 17 de março de 2008

Uma alternativa ao P2P.

Eu ainda não acredito como fui tão ingênuo, há 2 anos atrás, contratando uma conexão banda larga com franquia de download/upload. Na época eu tinha o Speedy 256k sem limite de Down/Up e a Net disponibilizou o Vírtua 2mb por R$ 99,90 com a franquia de 20 gb/mês.

Não tive dúvidas e contratei o serviço na hora, mas eu nem tinha a idéia do impacto que uma conexão de 2mb iria causar no meu dia-a-dia.
Sempre fui um Hard-User de internet, baixando muitos filmes, jogos, softwares, músicas, atualizações, jogando on-line, etc. E com uma conexão de 2mb, acho que virei um Extreme-User (hahahaha) e atingia a cota de 20 gb nos primeiros 10 dias do mês e a minha conexão tinha um downgrade para 150k (pior do que dar uma broxada). Não felizes em simplismente continuar com essa política de franquia para as conexões, a Net filtrou a conexão de todos os usuários com um "negocinho" chamado "Traffic shaping", o terror de todo usuário de Emule, Torrent, etc.
Mas hoje lí uma notícia animadora no Idgnow sobre uma nova técnica de compartilhamento de arquivos chamada Proactive network Provider Participation (P4P) desenvolvida pela Verizon.
Segundo a Verizon, a tecnologia pode resolver os problemas de uso de banda impostos pelo uso do peer-to-peer (P2P). A abordagem destoa da política adotada pela rival Comcast, que já admitiu boicotar o tráfego de P2P na sua rede. A Verizon alegou que pretende utilizar o método para trabalhar com empresas que oferecem arquivos legais via P2P. A operadora não esclareceu se a tecnologia vai beneficiar as redes pirata para troca de arquivos. Enquanto no P2P o download e o upload de conteúdo é contínuo e os pedaços de arquivos são selecionados de fontes randômicas, a tecnologia P4P permite controlar a quais fontes o PC vai se conectar. Ao invés de baixar arquivos de um servidor na Europa ou na Ásia, o P4P vai garantir que o usuário só faça o download e o upload de arquivos de outros clientes da Verizon, na região onde ele está.

Um comentário:

Fabys For Fun disse...

Só passei pra ver se é bom u.u

:D